O que é
Picking
O picking (também chamado de order picking) é a separação dos pedidos dos clientes. É dessa forma que os colaboradores coletam os produtos dentro do estoque e enviam para a área de expedição — onde eles serão conferidos e preparados para o transporte o mais rápido possível.
Quando pensamos em termos de grandes nomes do varejo, que contam com grandes galpões de estoque e muitas vezes vários centros de distribuição – cada um com sua rotina própria e horários – percebe-se que a movimentação de Picking pode facilmente tornar-se confusa e até caótica se não houver a devida preparação, adoção da metodologia que mais se adapta aos seus objetivos e a adoção de seus respectivos processos.
Tipos de picking
Existem cinco tipos de picking e cada modalidade funciona de um jeito diferente. São elas:
Picking discreto
Picking por zona
Picking por lote
Picking por onda
Bucket Brigades
Produtos
Prioridade aos produtos com maior giro: Primeiramente, é distinguir os tipos de produtos existentes em estoque, atribuindo-lhes classificações do tipo A, B ou C (segundo a lei de Pareto). Sabe-se que 20% dos produtos representam 80% das movimentações em armazém. Essa minoria de mercadoria com maior giro deve ser situada em pontos de mais fácil acesso para os operadores, o que faz com que estes os retirem ou reponham, mais rapidamente.
Como mantemos nosso estoque
A Logistock sempre prioriza por um trabalho eficiente e de qualidade, e por essa razão sempre mantemos o estoque organizado, bem sinalizado, com estruturas boas de área de trabalho.
Vantagens do picking
As principais vantagens de usar o picking são:
- • Redução da necessidade de planejamento e administração da linha;
- • Por meio do autoajuste, o processo torna-se mais ágil e flexível;
- • Redução da taxa de erros e retrabalhos;
- • Maior produtividade da equipe;
- • Mais agilidade na realização das tarefas;
- • Maior integração entre as áreas;
- • Redução de custos;
- • Maior competitividade.
Contato
Soluções sob medida para você
Seja ágil e assertivo nas tomadas de decisão, antecipando desvios, minimizando riscos de perda e reduzindo impacto nos custos operacionais da empresa. Vamos conversar?