O que é
Cross-Docking
O Cross-docking trata-se de um sistema de distribuição que recebe as mercadorias adquiridas pelos clientes e as distribui para o cliente diretamente. Ele propõe a diminuição máxima, ou mesmo, a abolição do estoque dos itens distribuídos pela empresa, sendo uma boa alternativa para redução de custos operacionais e maior agilidade em todo o processo de distribuição das mercadorias.
Assim, a transferência ou movimento do produto ou mercadoria com o estoque limitado ou nulo, se possível, permite que os responsáveis pelo centro de distribuição tenham como objetivo o fluxo de produtos ou mercadorias em vez da armazenagem.
É um método de distribuição, em que a mercadoria recebida em um armazém não é estocada como aconteceria, mas é preparada para o carregamento e distribuição ou expedição para ser entregue ao cliente ou consumidor o mais rápido possível.
Literalmente, o termo “cross docking” significa “cruzando as docas” por causa do sistema no qual os produtos desembarcados nos galpões das docas eram transportados por meio de esteiras automatizadas para veículos já preparados por cada região.
Diferença entre o cross-docking e o modelo tradicional
O sistema tradicional de processamento de mercadorias em armazéns é aquele em que o produto chega e é armazenado até ser solicitado pelo cliente. Já no cross-docking, as mercadorias chegam no “just in time”, dessa forma são imediatamente processados e enviados, com isso não há necessidade de armazenagem, o que reduz significamente o estoque.
Quais as vantagens com o uso do Cross-docking?
- • Redução do tempo, o período da permanência da mercadoria deve ser o mínimo possível. Dessa forma, de acordo com alguns estudiosos esse período não deve ultrapassar de 24 horas;
- • Redução de custos, já que os custos estão associados ao excesso de estoque;
- • Redução da área física necessária no centro de distribuição;
- • Redução da falta de estoque nos clientes;
- • Produto passa a fluir mais eficiente pelo abastecimento, já que a mercadoria é despachada o mais rápido possível para o veículo de saído ou ser mantida em uma área de picking;
- • Redução da complexidade das entregas para o cliente;
- • Aumento do turn-over no centro de distribuição: a rotatividade dentro do centro de distribuição aumenta, já que o sistema opera com entregas em menores quantidades e com maior frequência;
- • Aumento da disponibilidade do produto: devido ao constante abastecimento ao cliente;
- • Suaviza o fluxo de mercadorias: torna-se constante devido as encomendas frequentes.
Formas do Cross-docking
- • Feito à palete completa: não sobrecarrega nem produtos ou fornecedores nem distribuidores ou clientes;
- • Feito à palete mista: onera principalmente distribuidores ou clientes;
- • Feito à palete pré-sortida: sobrecarrega os produtores ou fornecedores, já que se necessita enviarem paletes ou caixas para o centro de distribuição, segundo a necessidade de cada ponto de venda.
A rapidez
Sem estocagem, o centro de distribuição prepara e envia a mercadoria com a maior agilidade possível para chegar ao consumidor que adquiriu o produto.
Tal rapidez na entrega contribui para deixar o cliente mais satisfeito.
O prazo de validade dos produtos
Como as mercadorias tem um fluxo de circulação mais eficaz, não há necessidade de armazená-las por um período muito longo. Em relação a produtos perecíveis isso é ainda mais perceptível.
O maior controle na entrega
Pelo fato de que as mercadorias tendem a ficar algumas horas na armazenagem, os prazos de entregas tendem a ser respeitados de maneira a não dar margem a erros. É uma certeza de que há maior controle e segurança nas entregas.
Contato
Soluções sob medida para você
Seja ágil e assertivo nas tomadas de decisão, antecipando desvios, minimizando riscos de perda e reduzindo impacto nos custos operacionais da empresa. Vamos conversar?