O que é
Logística de distribuição
De forma geral, podemos dizer que a distribuição é a operação logística de entrega de produtos de clientes em baixa escala numa determinada região, efetuada por veículos menores que conseguem maior agilidade e fácil acessibilidade aos pontos de venda.
Entretanto, o seu impacto vai além disso, pois engloba as atividades relacionadas ao planejamento da movimentação de cargas para assegurar aos clientes a satisfação.
Dessa forma, a finalidade é abastecer os clientes dentro do prazo requerido. Ou seja, a logística de distribuição consiste basicamente na movimentação da mercadoria para os pontos de venda ou para o cliente final.
Assim, a logística de distribuição planeja, implementa e controla um fluxo eficiente de produtos e estoques, bem como distribui as mercadorias até o ponto de consumo.
Dentro dessa operação logística inclui-se:
- Atendimento ao cliente;
- Controle de inventário;
- Previsão de demanda;
- Comunicação de distribuição;
- Movimentação de materiais;
- Coleta;
- Embalagem;
- Devolução de mercadorias;
- Processamento de pedidos e peças;
- Serviços de apoio;
- Transporte;
- Armazenamento.
A importância da logística de distribuição
Após finalização do método produtivo, as mercadorias saem da fábrica e são encaminhados para distribuição. De acordo com o modelo comercial usado pela organização, o destino dos produtos pode variar, entretanto, as fases do processo são as mesmas, quando não, muito semelhantes.
Um método competente de distribuição disponibiliza a quantidade correto de mercadoria, o que cumpre princípios como tempo, lugar e destino. Isso garante as empresas grandes diferenciais e possibilita maiores lucros e recorrência, no que se refere à antecipação financeira.
Atualmente com o equilíbrio competitivo, a eficiência do processo de distribuição otimizada pode se tornar o grande diferencial de sua empresa.
Ao se planejar bem a logística de distribuição, o fluxo de mercadorias se torna dinâmico e evita problemas como depósitos vazios ou superlotados. A Logistock trabalha de forma estratégica para ter a mais elevada qualidade na operação de distribuição, pois ela reflete diretamente na satisfação do cliente.
Além disso, a automatização dos processos da Logistock garante poupar tempo, dinheiro e outros recursos nessa fase do processo. Isso se resume em disponibilizar a quantidade certa de mercadoria, no lugar certo e na hora certa, se tornando um diferencial logístico permitindo maiores lucros e facilitando para a parte financeira de sua empresa.
Etapas da logística de distribuição
Para garantir qualidade no atendimento e eficiência, é necessário planejar as etapas que compõem a distribuição e possibilitam o atendimento da demanda.
Conheça algumas etapas que a Logistock utiliza para otimizar o processo:
Gestão de transportes
Conferência das cargas
Controle de fretes
Roteirização de remessas
Analise de indicares de desempenho
Contato
Soluções sob medida para você
Seja ágil e assertivo nas tomadas de decisão, antecipando desvios, minimizando riscos de perda e reduzindo impacto nos custos operacionais da empresa. Vamos conversar?